quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Não importa as vezes que pedes desculpa .


Havia um menino que tinha um mau temperamento. O pai deu-lhe um saco de pregos e disse-lhe que cada vez que ele perdesse a calma, deveria pregar um prego na cerca. No primeiro dia, o menino pregou 17. Nas semanas seguintes, como ele aprendeu a controlar o seu temperamento, o número diminuiu consideravelmente... Ele descobriu que era mais fácil segurar-se do que pregar aqueles pregos na cerca.
Finalmente chegou o dia em que o menino não perdeu a calma em nenhum momento. Ele então falou com o seu pai sobre isso e o pai sugeriu que o menino tirásse da cerca um prego por dia se ele não perdesse a calma. Os dias passaram e o menino, então, estava finalmente pronto para dizer ao pai que tinha retirado todos os pregos da cerca.
O pai, então, pegou-lhe pela mão e foram até a cerca onde lhe disse: "fizeste muito bem meu filho, mas olha só os buracos que restaram na cerca. A cerca nunca mais será a mesma! Quando falas algumas coisas com raiva, elas deixam cicatrizes como estás aqui a ver. Podes enfiar uma faca nalguém e retirá-la. Não importa quantas vezes peças desculpas, a ferida ainda está lá. Um ferimento verbal é a mesma coisa que um físico, embora as palavras possam cair no esquecimento, as marcas deixadas pelo significado são para sempre.

Sem comentários: